Informações ainda carentes de confirmação que chegam ao post dão conta de que existiria a pretensão do prefeito eleito Geninho Zuliani vir a se candidatar ao cargo de deputado estadual daqui a dois anos (2010). Faria uma dobradinha com Rodrigo Garcia, ou outro “cacique” do Democrata da região.

Esta informação corria forte antes das eleições. Caso não conseguisse o deferimento de sua candidatura, tentaria a Assembléia Legislativa. Ou ainda antes, caso não conseguisse viabilizar sua candidatura. Ou, ainda, se perdesse as eleições.

É difícil imaginar que isso possa acontecer, mas na cabeça de um político profissional, como ele mesmo se auto-proclama, as escaladas não têm fim, e cada degrau alcançado é apenas mais um degrau a ser ultrapassado.

E nos bastidores políticos se conta que ainda antes de viabilizar sua candidatura, Zuliani teria procurado um candidato hoje eleito vereador e lhe proposto ser seu vice – quando estava tentando ainda costurar apoios, sob a condição de, daqui há dois anos, deixar a prefeitura para o vice e tentar uma cadeira na AL.

Esta pretensão de Zuliani já conhecíamos. Mas imaginávamos que, após eleito prefeito, desistiria dela, abrindo espaço para outros nomes locais ou regionais. Mas, não parece ser isso que pode acontecer.

Talvez se explique o tamanho empenho da bancada oposicionista em rejeitar as contas do prefeito Carneiro, relativas a 2004, tornando-o, pelo menos temporariamente, inelegível por oito anos. Se bem que ninguém sabe, ou ouviu falar, se Carneiro tinha pretensão de ser candidato à AL. Mas, numa passada rápida de olhos pelo quadro político local, neste aspecto somente o nome dele – em contraposilção a Zuliani – soa mais forte.

Pois é. Esperar para ver é a receita.